Cartões ou dinheiro em espécie: qual é o melhor para levar na viagem?

Ter uma viagem marcada para o exterior significa decidir quanto e como levar dinheiro para você, para cumprir o cronograma programado de passeios, cursos, eventos e por aí vai. Mas, qual é o melhor para levar? Aqui vamos discutir os prós e os contras das soluções cambiais para fazer sua viagem internacional com economia e segurança. 

Quando falamos em aquisição de moedas, instantaneamente a variação do câmbio com as oscilações de moedas estrangeiras e a imprevisibilidade do mercado financeiro são lembrados, e isso impacta, além das viagens, vários setores das nossas vidas.  

Seja a lazer ou a negócios, não existe uma receita que sirva para todos os viajantes. É necessário prever os gastos antes de viajar e também definir se você quer priorizar a economia ou a comodidade. Além disso, o destino conta muito para definir qual será a maneira de levar dinheiro que você vai priorizar – se for para uma cidade mais segura, levar moeda em espécie é uma ótima alternativa para poupar um pouco mais. 

Entretanto, levar uma só forma de pagamento não é recomendado, pois aumenta o risco e a dependência. O ideal é estabelecer um equilíbrio entre as formas de pagamento. A seguir, veja como escolher a melhor forma para levar dinheiro em sua viagem. 

Priorizando a economia: dinheiro em espécie 

O valor do IOF, imposto sobre operações financeiras, para a moeda em espécie é mais baixo: 1,10% para a espécie e 6,38% para o cartão, o que faz com que o valor total da moeda fique mais baixo para o cliente. 

Porém, como falamos anteriormente, é preciso tomar alguns cuidados para andar com dinheiro em espécie – se você for furtado ou roubado, não há como recuperar. O ideal é que você leve uma boa quantidade, mas tomando o máximo de cuidado com essas eventualidades.  

Cartão pré-pago

Uma das opções que podem ser a solução para o controle de gastos na viagem é o cartão de pré-pago. Ele tem os mesmos custos do cartão normal, mas com a vantagem de travar a cotação da moeda no dia da recarga do cartão. 

Logo, existem diversas vantagens para essa solução: realizar novas recargas ao longo da viagem ou em caso de emergências, ter total controle dos seus gastos por meio de extrato, segurança ao contar com um cartão protegido por chip e senha e a certeza que as taxas cobradas serão em cima da cotação do dia. Desta forma, as surpresas que podem surgir nas faturas do cartão de crédito são evitadas. 

 Portanto, as soluções mais vantajosas para sua viagem é comprar moeda em espécie em um valor razoável e também complementar com um cartão de crédito pré-pago. 

Faça sua cotação com quem entende de câmbio 

A IB Corretora tem todas as operações cambiais e de investimentos que você precisa em um só lugar. Principalmente para você que sempre faz viagens internacionais, nós temos e entregamos papel-moeda em mais de 20 moedas diferentes, que vai muito além do dólar, euro e libra. Receba a espécie na segurança da sua casa, sem precisar se mover com a quantia comprada. 

Outra opção que a IB Corretora oferece é o cartão pré-pago Visa Travel Money Multimoedas, uma opção prática e que garante total segurança na hora de viajar. Nesta solução é possível que você carregue até 6 moedas em um único cartão, além de ter acesso completo ao seu extrato, te dando muito mais controle dos seus gastos. E não só para você, serve também para recarregar valores e manter um familiar no exterior. 

A IB Corretora foi fundada por uma equipe de profissionais experientes no mercado financeiro, extremamente capacitados para oferecer serviços cambiais e investimentos de qualidade, com taxas bastante competitivas do mercado e com um histórico de liderança no ranking do Banco Central. 

 Ao falar com os consultores especializados, eles ajudarão a chegar na melhor solução para sua viagem com o momento da cotação e sua necessidade. Antes de decidir, faça uma cotação e feche o negócio mais vantajoso para evitar imprevistos, e, assim, poder viajar tranquilamente. 

Confira outros artigos

Cartões ou dinheiro em espécie: qual é o melhor para levar na viagem?

Cartões ou dinheiro em espécie: qual é o melhor para levar na viagem?

leia mais
Como pagar um curso/intercâmbio no exterior?

Como pagar um curso/intercâmbio no exterior?

leia mais