Como pagar um curso/intercâmbio no exterior?

O mercado brasileiro de educação internacional cresceu expressivamente nos últimos anos, ganhando espaço e conquistando alunos de todas as idades. 

Segundo pesquisa da BeltaBrazilian Educational & Language Travel Associationuma associação especializada em educação internacional reconhecida mundialmente, o mercado brasileiro de educação internacional cresceu 20,46% em 2018, indo de 302 mil para 365 mil estudantes embarcando para fazerem intercâmbio. 

Esse crescimento expressivo é justificado pela popularização do intercâmbio e a diversificação de cursos oferecidos hoje em dia no mercado que vão desde High School, cursos de idiomas graduação até mestrado, doutorado e MBA. 

As questões mais frequentes que surgem ao decidir estudar no exterior são: qual será país de destino ou qual escola/universidade estudar e, com as decisões tomadas, as escolhas feitas e intercâmbio fechado, surge a dúvida: como pagar um curso no exterior? 

Observamos no mercado um número expressivo de estudantes que se deparam com esse problema e sentem dificuldades ao buscar informações voltadas a pagamentos internacionais. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, pagar um curso no exterior não é nenhum bicho de sete cabeças e pode ser resolvido com um simples e-mail ou ligação. 

Para você entender como pagar um curso no exterior, é preciso, primeiramente, entender quais as situações mais comuns e em qual delas você se encaixa: 

No Brasil é comum utilizar o serviço de agências de intercâmbio para realizar a compra da sua viagem. Dentro deste cenário existem duas possibilidades: 

1ª – A agência faz a cobrança do valor total ao cliente se responsabilizando por 100% da distribuição dos valores incluindo o pagamento da escola/universidade; 

2ª –  A agência faz o intermédio do fechamento, porém o pagamento da universidade/escola é realizado pelo próprio aluno, pois a agência disponibiliza uma invoice (fatura de pagamento internacional) emitida pela instituição de ensino. 

Hoje também notamos um avanço expressivo no número de pessoas que fecham todo o intercâmbio de maneira autônoma. Realizando o contato direto com a escola/universidade e recebendo a invoice diretamente pela instituição. 

Visto isso, e então? Como pagar um curso no exterior? 

Seja com a invoice recebida pela agência de intercâmbio ou pela própria escola/universidade, pagar um curso no exterior é bem simples. 

O primeiro passo é entrar em contato com a nossa equipe de consultores na mesa de operações. São diversos canais de atendimento que te direcionam para falar com a nossa equipe. Você escolhe se prefere iniciar o atendimento por Chat, e-mail, WhatsApp ou telefone. 

Os atendentes farão o seu cadastro imediatamente e você já receberá uma cotação com o valor total a ser pago à corretora. Neste valor já estará a cobrança do IOF, imposto cobrado sobre as operações financeiras. 

Sem surpresas, já no primeiro contato você descobre o valor, em reais, que irá pagar, encaminha a invoice para o atendente e realiza uma transferência da sua conta bancária para a nossa conta da corretora. Rápido, simples e no conforto da sua casa. 

Simples assim. Em até 72 horas você terá o comprovante SWIFT, documento que confirma o recebimento dos valores na conta da instituição no exterior. Dessa forma, você já poderá entrar em contato com a agência ou instituição de ensino, caso você tenha fechado sozinho, e confirmar a sua matrícula. 

Desmistificar e traduzir os processos de câmbio é um dos nossos objetivos. Afinal, ao longo do seu intercâmbio você pode se deparar com diversas outras situações que necessitam de soluções que envolvem pagamentos internacionais, que assim como esta, parecem operações complexas e distantes, mas na verdade são pagamentos realizados em menos de 10 minutos. 

Aliás, você já pensou em abrir uma conta no exterior para receber dinheiro dos seus familiares no período que você estiver no intercâmbio? Essa também é uma operação simples que demora poucos minutos, mas isso já é assunto para um outro post. 😉  

Confira outros artigos

Cartões ou dinheiro em espécie: qual é o melhor para levar na viagem?

Cartões ou dinheiro em espécie: qual é o melhor para levar na viagem?

leia mais
Como pagar um curso/intercâmbio no exterior?

Como pagar um curso/intercâmbio no exterior?

leia mais