Investimentos: Conheça o Tesouro IPCA

Tesouro IPCA ou NTN-B é um título público emitido pelo governo com taxa de rentabilidade indexada à inflação. A sigla NTN-B significa Notas do Tesouro Nacional Série B.  Desde 2015, para facilitar na compreensão dos nomes dos títulos, a NTN-B passou a ser chamada de Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais.

Com a taxa Selic no mais baixo nível histórico, esse investimento tem apresentado uma excelente rentabilidade acima do CDI e da inflação.

Essa variação de rentabilidade acontece dependendo do prazo de vencimento. Quanto maior o prazo, maior tende a ser a rentabilidade.

Mas por que esse investimento tem superado as aplicações tradicionais em CDBs, LCAs e LCIs por exemplo?

A resposta é simples, esses papeis foram emitidos no passado quando a taxa de juros estava mais alta, e agora são negociados no mercado secundário.

Nós, da IB Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. buscamos as melhores opções de investimentos disponíveis no mercado, para cada momento da economia.

Mas quais são os riscos?

É um título praticamente livre de risco, o que chamamos de risco país pois são emitidos pelo Governo Federal e ficam depositados no Banco Central, sistema Selic, em nome do investidor e custodiados por um banco ou corretora de investimentos. Caso o banco ou corretora tenha problemas de insolvência o que é muito raro no Brasil em virtude da forte atuação do Banco Central, o título continua depositado no Banco Central em nome do investidor, basta apenas alterar o custodiante, ou seja, o banco ou corretora de investimentos, não impactando nenhuma alteração no investimento do cliente.

Embora as NTN-Bs tenham liquidez diária, elas não são recomendadas dadas as oscilações elevadas no preço, para investimentos a curto prazo. Conforme as expectativas dos juros, elas podem valer mais ou menos.

É importante o investidor lembrar apenas que apesar da liquidez ser diária, já que o Banco Central se compromete a recomprar o papel antes do vencimento, esses papeis tem pagamentos de juros semestrais, logo, o investidor deve permanecer até 6 meses para obter o pagamentos dos juros.

Como investir?

Para investir é simples. Entre em contato com os nossos consultores e conte com a mobilidade para acompanhar, de onde estiver, a sua carteira de investimentos em nosso site ibcorretora.com.br

 

Confira outros artigos

Conheça o Tesouro Pré-fixado com Juros Semestrais (NTN-F)

Conheça o Tesouro Pré-fixado com Juros Semestrais (NTN-F)

leia mais
Como pagar um curso/intercâmbio no exterior?

Como pagar um curso/intercâmbio no exterior?

leia mais